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Área do Terceiro Setor:

Arrecadação de doações:

Desenvolvimento de especificações de produtos aplicativos interativos, em dispositivos móveis (celulares, tablets), destinados para arrecadação de doações.

O que é Terceiro Setor:

Terceiro setor é formado por associações e entidades sem fins lucrativos, e é classificado como terceiro setor, em sociologia. O termo é de origem americana, Third Sector, muito utilizado nos Estados Unidos, e o Brasil utiliza a mesma classificação.

A sociedade civil é dividida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.

Existem várias organizações que fazem parte do terceiro setor, como as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). O terceiro setor é composto quase que, em sua totalidade, de mão-de-obra voluntária, pessoas que trabalham e não recebem remuneração para isso.

O terceiro setor é mantido com iniciativas privadas e até mesmo incentivos do Governo, com repasse de verbas públicas. As entidade do terceiro setor têm como objetivo principal melhorar qualidade de vida dos necessitados, sejam ele crianças, adultos, animais, meio ambiente, e etc.

As fundações, associações, instituições do terceiro setor estão muitas vezes envolvidas com obras de filantropia. É importante referir que as empresas que têm responsabilidade social também podem contribuir para uma sociedade mais equilibrada e justa.

Terceiro setor e serviço social
O terceiro setor está intimamente relacionado com a área de serviço social, sendo que muitas vezes os assistentes sociais desempenham um papel fundamental na atuação dos elementos do terceiro setor na sociedade. Assim, é possível afirmar que o terceiro setor é responsável pelo desenvolvimento social.

Terceiro setor no Brasil
No Brasil, o terceiro setor não está tão forte como em países como os Estados Unidos da América, que tem várias instituições e uma vasta rede de voluntários.

Um interveniente do terceiro setor que atue no Brasil pode ter a sua sede no estrangeiro. Mesmo que isso aconteça, a nível contabilístico, essa entidade deve seguir as NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade), que são estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A responsabilidade social é um conceito amplo, relativo a empresas que além de manterem o seu negócio, se preocupam com o desenvolvimento social de todas as pessoas ou coisas envolvidas em sua cadeia de produção como comunidade, consumidores, meio ambiente, governo, etc. Esse conceito, disseminado a partir da década de 1990, no decorrer dos tempos tem sido distorcido em benefício de pequenos grupos para ganharem vantagem competitiva. Esse tema só começou a ser discutido na primeira década do século XX por Charles Eliot, John Clarck e Arthur Hakley, apesar de não ter evoluído, pois as ideias desses pensadores eram consideradas de caráter socialista.
Veja algumas práticas de responsabilidade socioambiental:
1. Cuidar e respeitar o meio ambiente;
2. Planejar ações que incentive o desenvolvimento sustentável;
3. Exercer os princípios de governança corporativa, tanto dentro, quanto fora da empresa;
4. Fazer parcerias com entidades não governamentais, ou seja, criar redes responsáveis;
5. Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade. Essa ação é chamada de Investimento Social Privado.

No Brasil, a preocupação com a responsabilidade social surgiu na década de 60 a partir de vários movimentos empresariais de incentivo à pratica de ações sociais. Assim, surgiram a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) em São Paulo; a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (FIDES); o Instituto Brasileira de Análises Sociais e Econômicas (IBASE); Grupo Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, dentre outros. Este último, foi uma das principais instituições a promover e incentivar o pensamento responsável dentro das empresas, criando práticas e políticas relacionada aos negócios e trabalhando em conjunto com a sociedade.

A partir daí, várias empresas começaram a criar suas fundações e institutos. Inicialmente, essas práticas foram vistas com maus olhos, uma forma de marketing empresarial apenas para autopromoção. Depois, o conceito foi ajustado, e muitas delas criaram seus projetos e ações e a responsabilidade social passou a gerar um retorno não somente em dinheiro para a empresa, mas um lucro social.